Vereador Zé Lopes cobra esclarecimentos sobre obras do Novo Mercado Velho

O vereador Zé Lopes (Republicanos) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Rio Branco, nesta quarta-feira (10), para manifestar solidariedade às vítimas de uma tragédia registrada em Sena Madureira e cobrar agilidade na apuração dos fatos. O parlamentar também direcionou críticas à demora e aos problemas apresentados nas obras do Novo Mercado Velho, um dos principais cartões-postais da capital acreana. Ao iniciar seu pronunciamento, Zé Lopes prestou solidariedade às famílias atingidas e à população de Sena Madureira.“Quero começar me solidarizando com as vítimas e também com toda a população de Sena Madureira. Que a apuração dos fatos seja rápida e que todos os responsáveis sejam devidamente penalizados. A população é quem sofre todos os dias com essa tragédia”, afirmou. Preocupação com o Novo Mercado Velho Durante o discurso, o vereador voltou a cobrar esclarecimentos sobre a situação do Novo Mercado Velho, obra que passa por reconstrução há quase dois anos. “Hoje eu quero falar de mais uma obra que está atrasada. Estamos falando de um dos cartões-postais mais importantes da nossa cidade e de uma fonte de sustento para diversas famílias”, destacou. Segundo o parlamentar, a identificação de rachaduras em um trecho que já havia passado por recuperação gerou insegurança entre comerciantes e frequentadores do espaço. “Após quase dois anos de obras de reconstrução, surgiram rachaduras em uma área que já tinha sido recuperada. Essa situação gera insegurança, preocupação e revolta em quem trabalha diariamente naquele local”, disse. Zé Lopes ressaltou que os comerciantes vêm acumulando prejuízos desde o início das intervenções. “São homens e mulheres que enfrentaram interdições, transtornos e prejuízos ao longo de todo esse período. É fundamental que os órgãos responsáveis apresentem esclarecimentos à população e, principalmente, aos comerciantes que dependem daquele espaço para garantir o sustento de suas famílias”, afirmou. Interdição da passarela também preocupa O vereador também demonstrou preocupação com a interdição da Passarela Joaquim Falcão Macedo, que segue sem previsão oficial de reabertura. “A falta de informações aumenta a insegurança e dificulta a mobilidade de quem circula diariamente pela região”, pontuou. Diante da situação, o parlamentar fez um apelo ao Governo do Estado, ao Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), à Fundação Elias Mansour (FEM) e aos demais órgãos envolvidos na obra.“Peço mais transparência e responsabilidade na condução desse projeto. O Novo Mercado Velho não pode continuar sendo símbolo de incertezas”, declarou. Cobrança por obras de qualidade Ao encerrar o pronunciamento, Zé Lopes afirmou que continuará acompanhando a situação e cobrando respostas dos órgãos responsáveis. “O Novo Mercado Velho precisa voltar a ser um espaço de desenvolvimento econômico, valorização cultural e orgulho do povo acreano. Vou continuar acompanhando essa situação e cobrando respostas. A população merece respeito, os comerciantes merecem segurança e Rio Branco merece obras de qualidade”, concluiu. Fonte: https://ac24horas.com/2026/06/10/vereador-ze-lopes-cobra-esclarecimentos-sobre-obras-do-novo-mercado-velho/
Gastos com táxi aéreo: levantamento aponta despesas milionárias no Acre

O levantamento foi realizado com base em informações publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) O vereador Zé Lopes (Republicanos) afirmou que o governo do Acre, através da Casa Civil, gastou mais de R$ 83 milhões com serviços de táxi aéreo entre 2019 e 2025. O levantamento, segundo ele, foi realizado com base em informações publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE), plataforma oficial que reúne despesas governamentais e outros atos da administração pública. De acordo com o parlamentar, os recursos destinados ao fretamento de aeronaves poderiam ter sido investidos em áreas consideradas prioritárias, como saúde, educação e saneamento básico. A discussão ganhou força após a divulgação de informações sobre uma tentativa de compra de um imóvel pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri). O negócio acabou não sendo concretizado após questionamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ao comentar o caso, Zé Lopes criticou o valor que seria pago pelo terreno. “Um terreno que, há menos de um ano, foi vendido por R$ 8 milhões. Se você fizer a conta dos 75 hectares, dividir os R$ 22 milhões por 75 hectares, vai mostrar que um hectare ali estaria valendo cerca de R$ 300 mil. Se você andar em torno de Rio Branco, consegue comprar o mesmo hectare por R$ 10 mil, R$ 11 mil ou R$ 12 mil”, afirmou. O vereador destacou que os valores apontados no levantamento se referem ao fretamento de aeronaves e não à compra de jatos. Segundo ele, apenas em 2025 os gastos com táxi aéreo chegaram a R$ 39 milhões. Para o parlamentar, o Estado deveria direcionar mais investimentos para setores capazes de gerar desenvolvimento econômico e melhorar os serviços prestados à população. “Um estado como o Acre deveria concentrar a maior parte dos investimentos na melhoria da qualidade da prestação de serviços para a população, em fábricas e no polo industrial. A gente abre o Diário Oficial e nunca vê novas indústrias, novas fábricas vindo para cá. Deveria existir uma política para atrair essas empresas, gerar emprego e renda”, disse. O tema também foi debatido na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Entre as propostas discutidas está a criação de uma frente parlamentar para cobrar esclarecimentos do governo estadual sobre os gastos apontados. A reportagem tentou contato com o governo do Estado para obter um posicionamento sobre as declarações e os valores citados pelo vereador, mas não recebeu resposta até a publicação desta matéria. fonte: https://agazeta.net/gastos-com-taxi-aereo-levantamento-aponta-despesas-milionarias-no-acre/
Zé Lopes reforça agenda na região ao lado de Alan Rick e Roberto Duarte e defende investimentos para o desenvolvimento

Em agenda pelo Vale do Juruá, Zé Lopes (Republicanos) intensificou visitas a produtores rurais, comerciantes, trabalhadores e lideranças locais, reforçando a parceria política com o senador Alan Rick e o Deputado Federal Roberto Duarte e defendendo a geração de renda e fortalecimento do comércio e da produção. Durante as agendas no Juruá, um dos temas mais recorrentes foi a dificuldade enfrentada pela população por conta do isolamento logístico da região: “O Juruá tem muito potencial, tem gente trabalhadora, tem produção acontecendo. O que falta é conexão, infraestrutura e investimento para transformar esse potencial em oportunidade”, destacou. Em visitas ao comércio e conversas com trabalhadores, incluindo taxistas e empreendedores locais, Zé ouviu relatos sobre a dificuldade econômica e a preocupação com o fechamento das contas no fim do mês. Outra parada importante da agenda foi em Rodrigues Alves, onde voltou a defender soluções estruturantes para melhorar a mobilidade e reduzir obstáculos históricos enfrentados pela população local. Ao lado do senador Alan Rick, Zé também acompanhou entregas e ações voltadas ao fortalecimento da produção rural. Entre elas, entregas de equipamentos, apoio a casas de farinha e acompanhamento de iniciativas de capacitação e assistência técnica rural, que chegam diretamente às comunidades produtoras: ” fiz esse pedido lá em 2023 e o Alan atendeu: hoje são seiscentas famílias recebendo assistência técnica e aprimorando a sua produção! É ver um sonho coletivo sendo realizado! ” ressaltou. Em Mâncio Lima, visitou cooperativas e ressaltou a importância da produção do café como alternativa de ampliar os investimentos na região.“O produtor rural não quer luxo. Quer estrada para escoar produção, ramal em condições, assistência técnica, insumos e oportunidade para produzir e ganhar dinheiro”, afirmou. Para o vereador, o momento exige menos promessas e mais resultados concretos. “O acreano está cansado de discurso vazio. As pessoas querem ver trabalho, entrega e compromisso com aquilo que realmente muda a vida delas. E o Juruá pode mais.” Fonte: https://diariodoacre.com.br/ze-lopes-reforca-agenda-na-regiao-ao-lado-de-alan-rick-e-roberto-duarte-e-defende-investimentos-para-o-desenvolvimento/
Zé Lopes reforça agenda na região ao lado de Alan Rick e Roberto Duarte e defende investimentos para o desenvolvimento

Em agenda pelo Vale do Juruá, Zé Lopes (Republicanos) intensificou visitas a produtores rurais, comerciantes, trabalhadores e lideranças locais, reforçando a parceria política com o senador Alan Rick e o Deputado Federal Roberto Duarte e defendendo a geração de renda e fortalecimento do comércio e da produção. Durante as agendas no Juruá, um dos temas mais recorrentes foi a dificuldade enfrentada pela população por conta do isolamento logístico da região: “O Juruá tem muito potencial, tem gente trabalhadora, tem produção acontecendo. O que falta é conexão, infraestrutura e investimento para transformar esse potencial em oportunidade”, destacou. Em visitas ao comércio e conversas com trabalhadores, incluindo taxistas e empreendedores locais, Zé ouviu relatos sobre a dificuldade econômica e a preocupação com o fechamento das contas no fim do mês. Outra parada importante da agenda foi em Rodrigues Alves, onde voltou a defender soluções estruturantes para melhorar a mobilidade e reduzir obstáculos históricos enfrentados pela população local. Ao lado do senador Alan Rick, Zé também acompanhou entregas e ações voltadas ao fortalecimento da produção rural. Entre elas, entregas de equipamentos, apoio a casas de farinha e acompanhamento de iniciativas de capacitação e assistência técnica rural, que chegam diretamente às comunidades produtoras: ” fiz esse pedido lá em 2023 e o Alan atendeu: hoje são seiscentas famílias recebendo assistência técnica e aprimorando a sua produção! É ver um sonho coletivo sendo realizado! ” ressaltou. Em Mâncio Lima, visitou cooperativas e ressaltou a importância da produção do café como alternativa de ampliar os investimentos na região.“O produtor rural não quer luxo. Quer estrada para escoar produção, ramal em condições, assistência técnica, insumos e oportunidade para produzir e ganhar dinheiro”, afirmou. Para o vereador, o momento exige menos promessas e mais resultados concretos. “O acreano está cansado de discurso vazio. As pessoas querem ver trabalho, entrega e compromisso com aquilo que realmente muda a vida delas. E o Juruá pode mais.” Fonte: https://www.noticiasdahora.com.br/politica/ze-lopes-reforca-agenda-na-regiao-ao-lado-de-alan-rick-e-roberto-duarte-e-defende-investimentos-para-o-desenvolvimento.html
Zé Lopes reforça compromisso no combate ao abuso infantil durante o Maio Laranja

Em alusão ao Maio Laranja — campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes — o vereador Zé Lopes reafirmou seu compromisso com a proteção da infância e a prevenção da violência contra crianças e adolescentes. Zé Lopes chamou atenção para os dados alarmantes enfrentados pelo Acre:“O Acre vive uma realidade preocupante: somos o 6º estado do Brasil com maior incidência desse tipo de violência”, destacou o parlamentar. O parlamentar apresentou ações desenvolvidas desde o início do mandato e projetos de lei voltados à proteção da infância. Entre elas, está o PLO 208/2025, que cria o Dia Municipal de Conscientização sobre as Experiências Adversas na Infância, com foco na prevenção de abusos, negligência e violências que impactam diretamente o desenvolvimento infantil. Além disso, Zé Lopes também apresentou projeto que proíbe shows com apologia ao crime e às drogas em eventos com presença de crianças e adolescentes, fortalecendo a responsabilidade social e cultural nos espaços públicos. Outra medida destacada pelo parlamentar já virou lei em Rio Branco: a proibição de conteúdo sexual explícito em eventos familiares financiados com recursos públicos. O vereador também ressaltou o apoio destinado ao Projeto Proteja-me, iniciativa que fortalece ações de conscientização e prevenção ao abuso infantil nos bairros atendidos pelo programa Eu Cidadão, o projeto social que leva exames, consultas, cidadania e lazer para comunidades das regionais de Rio Branco. “Quero ter a oportunidade de levar nossos projetos e ações para todo o Estado. Proteger nossas crianças é dever e é compromisso, no mandato e no meu coração”, afirmou Zé Lopes. A campanha Maio Laranja reforça a importância da denúncia e da mobilização da sociedade no enfrentamento à violência infantil. Denuncie. Disque 100. Fonte: https://www.noticiasdahora.com.br/politica/ze-lopes-reforca-compromisso-no-combate-ao-abuso-infantil-durante-o-maio-laranja.html
Zé Lopes reforça compromisso no combate ao abuso infantil durante o Maio Laranja

Em alusão ao Maio Laranja — campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes — o vereador Zé Lopes reafirmou seu compromisso com a proteção da infância e a prevenção da violência contra crianças e adolescentes. Zé Lopes chamou atenção para os dados alarmantes enfrentados pelo Acre: “O Acre vive uma realidade preocupante: somos o 6º estado do Brasil com maior incidência desse tipo de violência”, destacou o parlamentar. O parlamentar apresentou ações desenvolvidas desde o início do mandato e projetos de lei voltados à proteção da infância. Entre elas, está o PLO 208/2025, que cria o Dia Municipal de Conscientização sobre as Experiências Adversas na Infância, com foco na prevenção de abusos, negligência e violências que impactam diretamente o desenvolvimento infantil. Além disso, Zé Lopes também apresentou projeto que proíbe shows com apologia ao crime e às drogas em eventos com presença de crianças e adolescentes, fortalecendo a responsabilidade social e cultural nos espaços públicos. Outra medida destacada pelo parlamentar já virou lei em Rio Branco: a proibição de conteúdo sexual explícito em eventos familiares financiados com recursos públicos. O vereador também ressaltou o apoio destinado ao Projeto Proteja-me, iniciativa que fortalece ações de conscientização e prevenção ao abuso infantil nos bairros atendidos pelo programa Eu Cidadão, o projeto social que leva exames, consultas, cidadania e lazer para comunidades das regionais de Rio Branco. “Quero ter a oportunidade de levar nossos projetos e ações para todo o Estado. Proteger nossas crianças é dever e é compromisso, no mandato e no meu coração”, afirmou Zé Lopes. A campanha Maio Laranja reforça a importância da denúncia e da mobilização da sociedade no enfrentamento à violência infantil. 🧡 Denuncie. Disque 100. Fonte: https://juruacomunicacao.com.br/ze-lopes-reforca-compromisso-no-combate-ao-abuso-infantil-durante-o-maio-laranja/
Audiência pública sobre Plano Diretor expõe embate entre crescimento urbano e impactos ambientais em Rio Branco

A terceira audiência pública para discutir o novo Plano Diretor de Rio Branco foi realizada nesta segunda-feira, 11, pela Câmara Municipal de Rio Branco e reuniu representantes da sociedade civil, órgãos de fiscalização, conselhos de classe e lideranças comunitárias. Segundo o presidente da Casa, Joabe Lira, o debate é essencial para garantir um planejamento urbano capaz de acompanhar o crescimento da capital acreana. “Estamos realizando nossa terceira audiência pública debatendo o Plano Diretor, convidando a sociedade civil organizada, associações de moradores, Ministério Público, Tribunal de Contas e conselhos regionais. Estamos debatendo uma lei importante, que cuida do planejamento urbano da nossa cidade. Esse debate participativo é fundamental para que possamos votar uma lei esperada pela população e que dará condições para que Rio Branco continue crescendo”, afirmou o presidente. A proposta em análise estabelece novas regras para expansão urbana, construções, atividades comerciais, mobilidade urbana e organização territorial da capital. O projeto também prevê mudanças em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico e urbano do município. Durante a audiência, representantes do Ministério Público do Estado do Acre e do Tribunal de Contas do Estado do Acre acompanharam os debates sobre os impactos das alterações previstas no texto encaminhado pela Prefeitura de Rio Branco. O vereador Zé Lopes chamou atenção para os possíveis impactos ambientais e urbanísticos da proposta, principalmente em relação à redução das chamadas zonas de amortecimento entre as áreas urbanas e rurais. “Existe uma preocupação muito grande com a redução das áreas de escape da cidade, com a redução do meio-fio e com medidas que podem aumentar o número de carros nas ruas. O atual Plano Diretor prevê seis zonas de amortecimento, mas o novo projeto reduz esse número para apenas três. Isso pode ocasionar mais alagações, enxurradas e aumento do calor dentro da cidade”, alertou o parlamentar. Segundo Lopes, a preocupação é que os gastos públicos continuem sendo direcionados para problemas recorrentes causados pelas enchentes e enxurradas, em vez de investimentos estruturantes para melhorar a qualidade de vida da população. Entre as principais mudanças previstas no novo Plano Diretor estão a ampliação do limite de altura das edificações, que poderá chegar a 40 pavimentos em algumas áreas da cidade, além da redução da distância mínima entre postos de combustíveis, atualmente fixada em 1.200 metros e que poderá cair para 100 metros. O projeto também flexibiliza regras para instalação de empreendimentos classificados como PGT 1 e PGT 2 em diferentes zonas urbanas, desde que apresentem Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Joabe informou que ainda não há uma data específica para votação do projeto no plenário da Câmara, mas a expectativa é que a matéria seja apreciada pelos vereadores até o mês de junho. Fonte: https://www.noticiasdahora.com.br/politica/audiencia-publica-sobre-plano-diretor-expoe-embate-entre-crescimento-urbano-e-impactos-ambientais-em-rio-branco.html
Audiência pública debate novo Plano Diretor e propostas para mobilidade, comércio e combate às alagações

A Câmara Municipal de Rio Branco realizou nesta segunda-feira (11) a terceira audiência pública para discutir o novo Plano Diretor da capital acreana. A proposta tem como objetivo estabelecer regras para o crescimento urbano da cidade, organizando novas construções, atividades comerciais e a expansão urbana. Durante o debate, o representante do Ministério Público do Estado do Acre na audiência, o promotor Alekine Lopes dos Santos, destacou a necessidade de planejamento da gestão municipal para enfrentar os problemas recorrentes de alagações em Rio Branco. Segundo ele, as medidas devem ser implantadas de forma gradual. “Vamos resolvendo aos poucos. É importante fazer um trabalho gradativo, porque com o tempo isso também vai gerar economia”, afirmou o promotor. Alekine Lopes também defendeu o avanço da regularização fundiária como forma de garantir mais segurança à população.“Regularização fundiária é segurança jurídica para as pessoas”, ressaltou. O presidente da Câmara Municipal, Joabe Lira, afirmou que o debate é essencial antes da votação do projeto em plenário. Segundo ele, a audiência reuniu representantes da sociedade civil organizada, associações de moradores, órgãos de fiscalização, Ministério Público, Tribunal de Contas e conselhos profissionais. “Estamos debatendo uma lei importante, que trata do planejamento urbano da nossa cidade. Esse debate participativo é fundamental para que possamos votar um projeto que dê condições para Rio Branco continuar crescendo”, declarou. Joabe Lira informou que ainda não há data definida para votação do projeto, mas a expectativa é que a matéria seja apreciada até junho. Entre as principais mudanças previstas no novo Plano Diretor que tramita no Poder Legislativo, está a retirada da descrição específica sobre comércio varejista de materiais de construção e insumos agrícolas. A proposta também autoriza a implantação de empreendimentos classificados como PGT 1 e PGT 2 em qualquer zona urbana, desde que apresentem Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Outra alteração significativa envolve o limite de altura das edificações. Na Zona Consolidada, o gabarito máximo passará de 20 para 40 pavimentos. Já nas Áreas de Promoção de Comércio e Serviço, o limite também sobe de 16 para 40 andares. O texto ainda reduz a distância mínima entre postos de combustíveis, que atualmente é de 1.200 metros e poderá cair para apenas 100 metros. Em relação aos estacionamentos, o projeto estabelece novas regras para vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, que passarão a ser calculadas proporcionalmente ao total de vagas dos condomínios. Para templos religiosos, a proposta prevê exigência de uma vaga de estacionamento a cada 30 metros quadrados para construções entre 201 m² e 500 m², e uma vaga a cada 10 metros quadrados para áreas superiores a 500 m². Atualmente, a legislação possui critérios mais rígidos para templos menores. Fonte: https://ac24horas.com/2026/05/11/audiencia-publica-debate-novo-plano-diretor-e-propostas-para-mobilidade-comercio-e-combate-as-alagacoes/
Zé Lopes critica mudanças no Plano Diretor e prevê mais enchentes

Durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (11) na Câmara Municipal de Rio Branco para discutir o novo Plano Diretor da capital acreana, o vereador Zé Lopes (Republicanos) destacou a importância do debate e demonstrou preocupação com possíveis impactos ambientais e urbanos previstos na proposta apresentada pela prefeitura. Segundo o parlamentar, o tema vem sendo acompanhado por órgãos de fiscalização e controle, como o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) e o Ministério Público do Estado do Acre. “É extremamente importante esse debate, porque eu fui recentemente a duas reuniões no Tribunal de Contas do Estado, com participação do Ministério Público, e o que nós vimos é uma preocupação muito grande dessas autoridades com a redução das áreas de escape da cidade, com a redução do meio-fio e, de certa forma, uma preocupação da prefeitura atual em aumentar o número de carros nas ruas e reduzir o número de vagas de estacionamento para algumas atividades”, afirmou. O vereador alertou ainda para possíveis consequências ambientais decorrentes das mudanças previstas no novo Plano Diretor, principalmente relacionadas às chamadas zonas de amortecimento entre áreas urbanas e rurais. “Nós temos hoje o atual Plano Diretor, que está terminando, e ele prevê zonas de amortecimento, principalmente entre a zona urbana e a zona rural. A forma como o novo Plano Diretor foi apresentado pela Prefeitura de Rio Branco prevê a redução de seis zonas de amortecimento para apenas três”, explicou. Na avaliação do parlamentar, a diminuição dessas áreas pode agravar problemas históricos enfrentados pela capital acreana. “Isso vai ocasionar mais alagações, mais enxurradas, mais calor dentro da cidade. E a gente vai continuar, a cada ano que passa, desperdiçando os poucos recursos da prefeitura para lidar com alagações e enxurradas, enquanto esse dinheiro poderia estar sendo investido em melhorar a vida das pessoas”, declarou Zé Lopes. Fonte: https://ac24horas.com/2026/05/11/ze-lopes-critica-mudancas-no-plano-diretor-e-preve-mais-enchentes/
”Conta comigo”, diz Alysson ao garantir avanço de projetos de Alan Rick travados na gestão Bocalom

O prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, recebeu nesta terça-feira, 5 de maio, o senador Alan Rick para tratar do andamento de projetos estruturantes para a capital. Durante a reunião, o prefeito assegurou que dará continuidade a propostas que estavam paradas na gestão anterior. “Conta comigo”, afirmou. O encontro contou com a presença do deputado federal Roberto Duarte e dos vereadores Neném Almeida e Zé Lopes. Ao destacar a importância das parcerias, Alysson reforçou o foco na população. “Ninguém faz nada sozinho. Vamos continuar trabalhando por quem mais precisa”, declarou. Entre os temas discutidos está o projeto do Parque da Cidade, uma das principais propostas de requalificação urbana de Rio Branco. A iniciativa prevê a retirada do 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7º BEC) do “coração de Rio Branco” para dar lugar a um complexo de lazer com estacionamento, restaurantes, deck voltado para o lago, centro de convenções, parque infantil sensorial, quadras, ginásio e área comercial. O batalhão e a vila militar serão transferidos para outra localidade.Os primeiros 48 apartamentos já em construção no 4º BIS com recursos destinados pelo senador Alan Rick e pelo deputado federal Roberto Duarte. Caberá à Prefeitura a cessão do terreno para instalação da nova base. Durante a reunião, o senador destacou que os projetos integram uma estratégia mais ampla para a capital. “Temos propostas audaciosas para mobilidade urbana, melhoria do trânsito e infraestrutura dos bairros. Já avançamos em regiões como Sobral, Belo Jardim, São Francisco e Canaã”, afirmou. Rick também reforçou a execução de emendas em parceria com o município. “Há recursos já em andamento, como para unidades básicas de saúde, além de outras ações. Estamos à disposição para ajudar Rio Branco a avançar”, disse. Outro ponto central foi o projeto de saneamento básico, que busca enfrentar problemas como falta de drenagem, acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto, e a gestão de resíduos sólidos. O senador defende que o descarte irregular de lixo contribui para o entupimento de galerias e agravamento dos alagamentos. O contrato para os estudos já está pronto, com início pela área de resíduos sólidos, etapa considerada essencial para viabilizar soluções mais amplas, como drenagem e macrodrenagem urbana. Para avançar, o município precisa formalizar a adesão ao contrato com o Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FIDRS), vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. “Estamos articulando uma reunião com prefeitos e o Ministério para apresentar soluções concretas. É um trabalho conjunto, e a Prefeitura de Rio Branco é peça-chave”, destacou Alan. Também foram alinhadas ações para execução de emendas destinadas à saúde, pavimentação de ruas, recuperação de ramais, abastecimento de água na Vila Verde, revitalização do terminal urbano e os mas de R$ 16 milhões articulados junto ao governo federal para a reconstrução da Estação de Tratamento de Água (ETA 2). Fonte: https://www.noticiasdahora.com.br/politica/conta-comigo-diz-alysson-ao-garantir-avanco-de-projetos-de-alan-rick-travados-na-gestao-bocalom.html