No último dia 6 de outubro, os eleitores de Rio Branco escolheram os novos integrantes da Câmara Municipal, que exercerão mandatos pelos próximos quatro anos. Entre os novos eleitos está Zé Lopes, do Republicanos, que obteve 2.153 votos e garantiu uma das cadeiras do Legislativo municipal.
Zé Lopes é pai de dois meninos, administrador e advogado. A O Palaciano, o vereador eleito destacou que o contato direto com os eleitores foi um dos diferenciais de sua campanha. “Recebi o resultado das eleições com muita alegria e a sensação de que esta etapa foi cumprida. Desde a campanha de 22 que não parei de andar. Andei muito o Acre todo e, do ano passado pra cá, andei muito aqui em Rio Branco também”, afirmou em entrevista.
A campanha de Zé Lopes, descrita por ele como “enxuta”, conseguiu se destacar e sair vencedora mesmo sem a ajuda da máquina estadual ou municipal. “Fizemos uma campanha enxuta (apesar das expectativas das pessoas), andamos de casa em casa e de bairro em bairro. Chegamos lá sem cargos, sem máquina e sem secretarias nos apoiando. Foi um caminho difícil, mas que traz a sensação de que estamos no caminho certo”, disse ele.
Em seu mandato, Zé Lopes pretende adotar uma postura de independência, sendo um “parceiro das boas ideias” e comprometido com a fiscalização das promessas feitas pela gestão municipal. Ele ressaltou a importância de atender às demandas básicas da população, como água, pavimentação e acesso a creches, que são as principais carências percebidas durante suas visitas aos bairros da capital. “Estamos passando por um momento em que as pessoas estão desacreditadas do Poder Público, porque falta água, asfalto, creche em muitos bairros. Fica difícil falar de empreendedorismo e oportunidade quando ainda falta o básico na vida das pessoas”.
Entre as prioridades de Zé Lopes, está a busca por um diálogo mais próximo com os motoristas de aplicativos, a fim de garantir um ambiente de trabalho mais organizado para essa categoria. Além disso, ele defende a necessidade de investir na qualificação profissional da população para enfrentar a falta de mão de obra especializada, identificada durante conversas com setores produtivos.
Zé Lopes também reforçou seu compromisso de manter um diálogo aberto e construtivo com o Executivo municipal, independentemente de quem esteja à frente da gestão. “Sempre disse nas minhas reuniões que estaria pronto para trabalhar com o prefeito que o povo escolhesse. Então ele pode contar comigo para tudo que for de melhoria pra nossa cidade e para as pessoas que aqui vivem”, declarou.
Apesar de se colocar como um vereador independente, Zé Lopes demonstrou respeito pelas diferentes posições políticas dentro da Câmara e defendeu a importância do debate entre oposição e situação. “Respeito as pessoas que são de oposição ou de situação. Os dois lados são importantes no debate”, afirmou.
Segundo o vereador eleito, a população de Rio Branco pode esperar dele um mandato voltado para a promoção de oportunidades e para a defesa das demandas sociais mais urgentes. “A população pode esperar de mim exatamente o que passei a campanha toda prometendo: independência. Ser parceiro das boas ideias, mas poder cobrar melhorias para as pessoas”, finalizou.