Poder Judiciário do Acre realiza palestra sobre paz no lar para alunos de Cruzeiro do Sul

A atividade integra a programação do Projeto Cidadão, que tem o compromisso de levar cidadania e acesso a direitos à população em situação de vulnerabilidade

Em uma ação de conscientização e promoção de cidadania, o Poder Judiciário do Acre realizou, na manhã desta sexta-feira, 4, uma palestra educativa na Escola Comandante Braz de Aguiar. A palestra faz parte do programa “Conscientização pela Paz no Lar”, da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. A atividade integra a programação do Projeto Cidadão, que tem o compromisso de levar cidadania e acesso a direitos à população em situação de vulnerabilidade.

A palestra foi conduzida pela responsável da Coordenadoria de Apoio aos Programas Sociais do Judiciário, Isnailda Silva, e teve como foco a prevenção à violência contra a mulher.

“Nós acreditamos que a conscientização começa desde cedo, e é por isso que trazemos esses temas para dentro da escola. Precisamos formar uma juventude mais consciente e preparada para enfrentar e combater qualquer forma de violência”, afirmou Isnailda Silva.

A defensora pública Isadora Tenório, que também participou da palestra, explicou aos alunos os diversos tipos de violência doméstica e o papel da Defensoria Pública nesse contexto.

“Violência doméstica não é só física. Há violência psicológica, moral, patrimonial e sexual. Nosso trabalho é acolher essas vítimas, garantir seus direitos e ajudá-las a sair desse ciclo de dor e silêncio”, destacou a defensora.

A palestra teve como foco a identificação de sinais de relacionamentos abusivos e a valorização da cultura de paz dentro dos lares. A proposta é sensibilizar os adolescentes sobre a importância do respeito mútuo e da prevenção à violência de gênero, com base na Lei Maria da Penha.

Durante a atividade, os estudantes puderam tirar dúvidas e compartilhar opiniões sobre o tema, promovendo um diálogo aberto e respeitoso.

Outro ponto abordado foi a saúde mental, tratado pela psicóloga do Ministério Público do Estado do Acre, Fernanda Cabral, que ressaltou a importância do apoio psicológico às vítimas.

“A violência doméstica deixa marcas profundas na mente das pessoas. Por isso, o Ministério Público, por meio do Centro de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica, conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais para dar suporte a quem precisa”, explicou a psicóloga.

Por sua vez, a psicóloga do Poder Judiciário do Acre, Josineia Costa, abordou os impactos emocionais da violência doméstica e os mecanismos de defesa psicológica que muitas vítimas desenvolvem. 

“É comum que a mulher silencie diante do sofrimento por medo, vergonha ou dependência emocional e financeira. Por isso, o acolhimento sem julgamento e a escuta ativa são fundamentais nesse processo”, afirmou.

A palestra foi recebida com atenção e interesse pelos alunos, que demonstraram engajamento com o tema. O vereador Zé Lopes visitou a atividade e anunciou sorteio de dois vouchers para noites de núpcias para os casais que vão oficializar a união no Casamento Coletivo, na tarde deste domingo, 6.

Ao final das palestras, foi anunciado o concurso de redação. As alunas e os alunos devem elaborar um texto abordando o tema “A violência doméstica e familiar contra mulher e os impactos na sociedade”. Os autores das três melhores redações sobre a temática serão premiados com computadores, doados pela administração do TJAC.

Fonte: https://www.tjac.jus.br/2025/07/poder-judiciario-do-acre-realiza-palestra-sobre-paz-no-lar-para-alunos-de-cruzeiro-do-sul/

10300 JOSÉ LOPES JUNIOR ZÉ LOPES 0600075-14.2024.6.01.0001