Um projeto mantido pela Igreja Católica vem sendo determinante para a mudança de vida das pessoas com problemas de alcoolismo e outros tipos de drogas. Trata-se da Fazenda da Esperança cuja sede em Sena Madureira fica localizada na altura do km 5 da BR-364, sentido Sena a Manoel Urbano.
Fundado neste município em 2007, o projeto já conseguiu reabilitar dezenas de moradores que, até então, estavam desacreditados tanto por suas famílias quanto pela sociedade em razão do uso excessivo das drogas lícitas e ilícitas.
Atualmente, 13 pessoas são acolhidas na Fazenda da Esperança de Sena Madureira, algumas delas de outros Estados do Brasil, notadamente do Paraná e de Roraima. Dispostas a vencer o vício, elas tem que superar os inúmeros obstáculos que surgem. O distanciamento de seus familiares é um deles.
“Cheguei ao fundo do poço. Perdi a esposa, o trabalho, perdi tudo”, comenda o atual coordenador.
Natural do Estado do Amazonas, Fernando Alves de Melo é o atual coordenador da Fazenda da Esperança em Sena Madureira. Ele conseguiu dar uma guinada em sua trajetória passando de interno a coordenador.
Fernando relembra que chegou ao fundo do poço por conta de seu envolvimento com o álcool é com as drogas. “Em 2016, acabei com tudo. Cheguei ao fundo do poço, perdi a esposa, o trabalho, me tornei uma pessoa desacreditada pela sociedade. Louvo a Deus pela Fazenda da Esperança. Consegui me recuperar e hoje estou aqui dando a minha parcela de contribuição para que mais pessoas tenham uma nova vida”, salientou.
A Fazenda da Esperança não trabalha repassando remédios para seus acolhidos. É uma comunidade terapêutica que ancora sua missão em três pontos: Espiritualidade, convivência e trabalho. “Não trabalhamos com medicamentos e, sim, com os ensinamentos da palavra de Deus. Acreditamos que Deus pode nos libertar de todos os males”, pontuou.
Durante o dia, os 13 moradores realizam algumas atividades laborais. Há na Fazenda uma Padaria, hortas e plantações de macaxeira, banana e outros produtos. Através da venda desses produtos e, por vezes, de algumas doações que são mantidas as necessidades básicas do local.
Fernando Alves explica que para a família levar algum parente para a Fazenda não precisa pagar. “Ressaltamos que toda ajuda é bem vinda, mas se a família não tem condições de manter a pessoa aqui, não tem problema. Nós damos um jeito. Temos 13 acolhidos e a capacidade total é para 26, portanto, ainda há 13 vagas. O nosso contato é 92 9 91215660”, completou.
Recentemente, o ex-prefeito Jairo Cassiano, assessor do senador Alan Rick e o empresário Zé Lopes conheceram as dependências do local e se colocaram à disposição para ajudar dentro de suas possibilidades.
Um dos projetos que a coordenação anseia implantar é uma granja e espera recursos financeiros para tal.
As terras da Fazenda da Esperança de Sena Madureira foram adquiridas pelo Padre Paolino Maria Baldassari – um padre visionário que durante sua trajetória sempre olhou para os menos favorecidos. Hoje, suas sementes plantadas há vários anos estão rendendo bons frutos.